Aliança é importante? | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Morando Junto

Aliança é importante?

1

Há muito tempo atrás, quando tinha por volta de 3 anos de namoro, eu cismei porque cismei que queria uma aliança de namoro. Na época, todas as minha amigas do colégio exibiam enormes alianças de prata no dedo direito e eu tinha certeza que um relacionamento sério só seria completo com uma aliança de prata e o status de “casado” no Orkut ( Nem sei se é do tempo de vocês. OMG! ). Achava a maior prova de amor de todos os tempos e enchi tanto o saco que um belo dia meu namorado fez uma surpresa toda fofa e apareceu com uma caixinha de alianças. Foi lindo, confesso! Até chorei!

Mas hoje, depois de 5 anos usando essa aliança de prata na mão direita (Sim, 5 ANOS! Meu dedo já tem o formato da aliança, hahahaha. Juro!), tenho certeza que aliança só serve como prova de amor se você acreditar que isso é uma coisa essencial. A real é que relacionamentos são mantidos pelas atitudes, pela confiança, companheirismo e os símbolos que vocês vão usar para demonstrar esse amor vai depender do que os dois acreditam e valorizam.

Conheço casais que fizeram tattoo, outros usam colar, usam amuleto, usam fitinha ou até não usam nada e todos são extremamente felizes do seu modo! Como também já estou cansada de ver casais ostentando lindas jóias e uma péssima relação a dois porque a aliança não é um símbolo do amor, eles não entendem o significado, sabe?

Não vou negar que estou extremamente ansiosa pela minha aliança de noivado (fica a dica, amor!), mas além do anel, eu quero mesmo é a sensação que isso vai significar. Anel não é nada, eu quero mesmo é amor! ♥

* Muito mais no Morando Junto.[clear]

Mais dicaspara você!
Morando Junto: Comprar ou Alugar um imóvel?
Animal de estimação: Ter ou Não ter?
Meu namoro esfriou, e agora?


  • Fernanda 05 de fevereiro de 2015

    Pois é, a aliança em si não tem nada a ver com o relacionamento. Eu gosto muito de usar aliança. Tive três namoros e usei nos três de maneiras diferentes. O primeiro eu ganhei quando fizemos 1 ano de namoro, ela era bem simples e não tinha gravação nenhuma; o segundo era o cara que sentia necessidade de ter uma. Eu ganhei logo no início, mas eu joguei no vão do metrô depois de uma briga horrível que tivemos. Não terminamos, ele me deu mais umas 3 (!) alianças diferentes ao longo de 6 anos de namoro. O namoro foi um inferno, ele me traia muito, ou seja, a aliança não significava absolutamente nada pra ele. Já meu marido me conheceu namorando esse ex louco das alianças. Eu gosto de alianças e ele sempre me viu usando. Pra mim, não era algo essencial, pro meu marido muito menos, mas ele quis me fazer um agrado e me pediu em namoro já com a aliança, de surpresa (foi lindo!). A de noivado é a mesma do casamento, só fiz questão que fosse de ouro branco, porque detesto ouro amarelo! Mas antes de ser pedida oficialmente em namoro com a aliança de prata, eu e ele usávamos um colarzinho como forma de amor e respeito um pelo outro.

  • Amanda Pereira 05 de fevereiro de 2015

    Não uso aliança, pois meu namorado nunca me deu uma e também ele não tem interesse de usar. Então até o momento não tem significado para mim, quem sabe quando eu ganhar uma ela se torne algo importante, mas será bom quando os dois tiver vontade de usar, se não fica algo muito superficial.

  • Andressa Ferregutti de Camargo 05 de fevereiro de 2015

    Posso dizer uma coisa? Me identifiquei total com esse post… E pq? Pq fomos passar a virada de ano na praia de Santos e, nos primeiros minutos de 2015, fomos dar um mergulho no mar. Meu namorado se abraçou com o irmão dele e caíram juntos na água. Quando ele levanta, só dá um berro: “Perdi meus óculos!” Como eu estava praticamente sentada no mar, comecei a ‘tatear’ o chão e achei os óculos! Me levantei e divertidamente’ falei: “Por acaso isso é de alguém?” Ele veio gritando: “Eu te amooo!!” e quando fomos nos abraçar… Foi-se a aliança! Ela já tava larguinha, era questão de tempo mesmo… Só depois que isso aconteceu, e que meu namorado não quis comprar um par novo é que fui entender que não era um pedaço de metal que importava. Temos planos de nos casar, e mesmo sem ‘nada’ nos dedos (isso é temporário), agora tenho cada dia mais certeza de que o que importa é o sentimento que nos une. Os gestos e atitudes que temos um com o outro. Só o que importa, de verdade, é o AMOR que nutrimos em nossos corações. Um pelo outro. Puro. Simples. Amor. <3 <3

  • Andressa Ferregutti de Camargo 05 de fevereiro de 2015

    Só mais uma coisinha… Colocamos as alianças pq vimos que não estávamos ’empolgados’… Nós realmente quisemos, e eu ficava maluca cada vez que quase perdia a redondinha…rsrs Depois desse episódio, passei a ver as coisas de um jeito muito melhor! <3 <3

  • Cassia 05 de fevereiro de 2015

    Eu adoro usar aliança, acho lindo sabe! Mas é como foi dito no texto, muito mais que ter uma jóia no dedo é preciso que ela tenha significado. Namorei por 3 anos um rapaz e quando estávamos com 1 ano de namoro ele me deu um anel de compromisso, mas era só haver um desentendimento que ele tirava a aliança por vários dias enquanto eu nunca a tirava, ele me traiu por diversas vezes… diante todas minhas frustrações com ele notei q ela não significava nada e em uma briga joguei tanto a minha quanto a dele no lixo. Hoje, estou em um outro relacionamento de 1 ano e meio e até agora não vimos necessidade de usar aliança, mas obviamente espero pelo dia em que ele me dará a tão sonhada aliança de noivado, de casamento… e essa, diferente da outra será o significado do amor enorme que sentimos um pelo outro.

  • Beatriz 05 de fevereiro de 2015

    Sempre tive amigas loucas para usar aliança. Mas eu não tinha essa vontade. Tive a infelicidade de ver um casal próximo que usava a aliança, mas não representava nada, já que o menino traia muito. Eu sempre disse ao meu namorado que não queria usar, que o importante era o que sentíamos e o respeito que tínhamos um pelo outro. Depois de 5 anos de namoro, ele quis usar. Como não usávamos por minha causa, quando ele pediu, achei justo e fiz a vontade dele. Estamos a um ano usando a aliança. Muito mais importante que a aliança, é o laço traçado pelos dois corações, que nada é capaz de destruir quando é verdadeiro.

  • Gleicy Braga 05 de fevereiro de 2015

    Eu e meu namorado usamos uma pulserinha do reggae simbolozando nosso namoro.

  • Jennifer 05 de fevereiro de 2015

    eu queria usar aliança mas eu não vou chegar no meu namoro e falar, não quero ter que pedir pra ele. Já fiquei chateada porque alguns amigos dele começaram namorar no mesmo tempo que nós e deram alianças para as namoradas , fiquei chateada mas não comentei nada com ele. Mas também isso não me incomoda tanto , mas eu queria , até porque ele tá passando uns meses longe de mim ( eu no Sul e ele no Nordeste). Vou esperar ver se um dia ele vai tomar atitude, caso isso não aconteça Paciência ushau

  • flavia dayane 05 de fevereiro de 2015

    Eu acho legal so tenho 5 meses de namoro e há um mês estou usando aliança de compromisso,acho um gesto de prova de amor.

  • Nathalia 05 de fevereiro de 2015

    Eu tbm não acho que alianças são importantes quando se tem confiança!! Mas particularmente eu acho lindo! Namoro ja faz 3 anos e pouco, e sempre usei aliança de compromisso, em janeiro desse ano, eu e meu namorado, fomos para Camboriu passar as ferias, e foi lindo, ele chegou com um boquei de flores em um restaurante por traz de mim, e quando eu menos esperava olhei para o boque e estava la, as nossas alianças de noivado! Parecia coisa de filme, não imaginava que ele teria coragem por ser muito timido!
    Foi lindo

  • Jennifer Silva 05 de fevereiro de 2015

    Esse é meu primeiro relacionamento e tenho 5 meses de namoro, ganhei minha aliança quando completei um mês ele me deu na igreja e não teve muita cerimônia, claro que fiquei feliz pois queria muito uma aliança, mas nunca falei, só que depois que ganhei percebi que não é aquelas coisas, mas por ele ter me dado, e por ter sido por livre espontânea vontade, ela se tornou muito especial pra mim.

  • Nathalia 05 de fevereiro de 2015

    Mari, namoro há 2 anos e meio e nunca acreditei que uma aliança me levaria a outro patamar no relacionamento, claro, admiro muito lindos anéis no dedo.
    Mas a verdadeira essência disso é o que se tem a dois. A verdade dói, mas que seja dita. Anéis compramos até em loja de bijuteria. Não é isso que vai simbolizar o que você tem com determinada pessoa. Aliança não é um atestado de fidelidade eterna.
    Aliança me parece mais, uma espécie de contrato, que por muitas vezes, já vi se quebrar.

    Beijinhos. Ótimo texto. Ótima abordagem.
    E que venha a aliança de noivado, hein!
    :*

  • Jhenifer Welter 05 de fevereiro de 2015

    Eu e o meu noivo usamos aliança desde os seis meses de namoro e isso sempre veio dele, nao que eu nao tivesse vontade e tal, mas eu achei muito cedo hahaha
    Ele deu a nossa aliança de prata no primeiro natal que passamos juntos(2010)(começamos a namorar em Junho/2010), com as duas famílias reunidas e no natal de 2014 ganhei a minha de noivado, ele comprou maior que o meu dedo e agora eu uso as duas hahahhah nao mandei diminuir porque o jeito que ele fez pra me dar ela foi tao lindo que eu nao quero mais tirar ela do dedo kkk só se for pra ela ir pra mão esquerda. : )

  • Giovanna Gandra 06 de fevereiro de 2015

    Eu acho a aliança de prata/de namoro importante, não comi prova de amor.. mas sim como uma marca!
    Você mostra para o mundo, quando está desacompanhada, que tem um compromisso com alguém e que não está disponível! Tanto a vc quanto a seu namorado!

  • Ju 06 de fevereiro de 2015

    no meu namoro antigo eu usava, quis muito ganhar, e quando ganhei passei a odiar. só veio cobrança por parte dele.

    no namoro atual não uso, não pretendo e mesmo assim acho que tudo que vivemos é muito mais sincero e verdadeiro que no outro relacionamento.

  • Deise Keli 06 de fevereiro de 2015

    Ganhei uma aliança após 2 anos de namoro, no dia do meu aniversário. Fiquei emocionada, sempre sonhei com esse momento. Hoje estamos prestes a completar 3 anos, já demos entrada num apartamento e estamos completamente felizes juntos.

  • Karina Guimarães 06 de fevereiro de 2015

    Ganhei minha aliança depois de um mes de namoro . Pra muito e um sinal de respeito pelo menos pra mim e pra o meu namorado . Confiamos um no outro a aliança e so uma forma de dizer aos outros que ambos ja tem alguem pra amar e respeitar

  • Darlene 06 de fevereiro de 2015

    Concordo plenamente com vc Mari,
    compramos nossa aliança
    de namoro com 8 meses,quando solteira eu ficava admirando sempre as alianças dos casais mais é o que vc disse quem vê cara não vê coração…. as vezes se compra relacionamento com aliança e isso não é legal. Agora confesso que vivo ansiosa pela aliança de noivado e quem não fica né! Rs.

  • Lorrayne Moraes 06 de fevereiro de 2015

    Acho q aliança nao tem grande importancia , pois a felicidade , companherismo e etc .. Está no coraçao nao ne um objetoo , Mas e super romanticooo .. E mal vejo a hora de ganhar a minha . rs

  • Janaína Siqueira Barbosa 06 de fevereiro de 2015

    Antes de mais nada, a aliança tem que ter um valor simbólico para os casais, se não, o verdadeiro sentido ficará comprometido. Sou noiva á dez meses.. Namoro a cinco anos.Fui pedida em noivado na minha festa de formatura. Foi lindo! Meu noivo combinou tudo com o pessoal do cerimonial para me fazer um surpresa. Já estavamos combinando de fazer um jantar de noivado, e oficializarmos o pedido.. Mas ele queria que fosse uma surpresa, ou seja, qualquer presente que ele me dava, era uma emoção a mais.. Sempre achava que seria a aliança. Já com a de compromisso não foi bem assim. Éramos muito infantis, qualquer briguinha eu tirava a aliança, jogava, perdia. Ganhei ela com dois meses de namoro, dentro de uma caixa de bombom, melhor dentro da embalagem do bombom “diamante negro” até hj não sei como ele o colocou lá. O fato é que usar aliança, antes de ser uma objeto pendurado nos dedos, tem que ter um valor que realmente signifique algo pra vc..caso o contrário vc não encontrará sentido e se tornará uma constante dor de cabeça.

  • Iolany Gonçalves 10 de fevereiro de 2015

    Usei aliança de prata por 7 meses, depois noivei e já fazem 1 ano e 11 meses que eu estou noiva, eu sempre vi a aliança como um representação do amor entre o casal. Mas não adianta ter só a aliança e o relacionamento não estiver em boas condições.

  • Amanda M 07 de abril de 2015

    Sempre quis que meu ex namorado me desse uma aliança e q tbm usasse uma, oq não significaria nada pois me traiu desde o começo de um relacionamento de dois anos. Atualmente namorado a 5 meses e com mais ou menos 2 meses ele me deu uma. Foi muito bonitinho pq ele começou c uma história ate por fim mostrar as alianças. Ele nem sabia o tamanho do meu dedo, e a aliança de prata só coube no dedo indicador. Então nós dois usamos no dedo indicador. É engraçado pq as pessoas perguntam o pq de ser no dedo indicador, achando q tem um significado só nosso, e o pior que tem mesmo, só nos dois usamos aliança no dedo indicador. Não considero essencial, mas acho q qdo eh dado com uma intenção verdadeira, vira importante.

  • Lenny 19 de agosto de 2015

    Ola Meninas!

    Li cada comentário por aqui e percebi uma coisa, garota realmente gosta de receber a aliança do namorado, seja um mês de namoro ou um ano…. Mas oque ninguém comentou foi o significado de usar aliança, não o simbolismo que na real e para mostrar que a pessoa namora, não! Oque realmente significa a aliança em um casal e o formato dela que representa a vida de ambos… um ciclo que não tem fim que pode dar vairas voltas e sempre acaba no mesmo lugar. aliança representa a vida… onde vamos passar por muitas coisas porem o amor respeito vao ser infinitos. Isso que significa aliança. E ter um compromisso serio com alguém ou algo. Existem vários tipos de alianças na vida. amigos família namoro.

    Eu uso a cinco meses e para mim e como se eu carregasse o respeito o amor e a dignidade o meu namorado comigo.. de eu não cuidar não vou estar dando a mim para nossa ligação para nos.

    Cada historia aqui e aprendizado viu :)

  • Natália 14 de fevereiro de 2017

    Muito legal o post.
    Eu já ganhei a minha com 3 meses de namoro, e estou amando ela, sempre fui louca para usar, mais estou vendo que o que importa mesmo é o amor que temos um pelo outro, independente de todas as coisas, ela só esta simbolizando o nosso namoro mesmo, porém o nosso amor está no coração!!!

  • Juliana 07 de janeiro de 2018

    Assim namoro as 1&5 e não ganhei aliança nos se amamos de mais será que falo com ele sobre aliança que significa tanto para mim ?

  • Jessica 13 de janeiro de 2019

    Olá, namoro a 4 anos e no início do namoro meu namorado e eu usávamos aliança, há uns 6 meses atrás ele perdeu a aliança, aí passado um tempo encontramos no bolso da calça do trabalho. Mas eu com raiva falei q n ia usar mais. Só que agora eu quero e ele n toca mais no assunto. Devo falar alguma coisa?

  • Paula Dutra 26 de abril de 2020

    Ola,

    Aliança não é o fundamental, precisa ter amor, parceria, fidelidade e amizade, porém é muito linda a simbologia das alianças, faz parte de nossa cultura ao fazer uma união com uma outra pessoa, eterniza.

    Adorei o blog.

  • Cleidiane gomes 15 de setembro de 2020

    Desculpe,Não fez sentido pra mim.Se e somente se pra vc nao significa nada porque vc cobrou à 5 anos atrás, e mais ainda está cobrando atualmente uma de ouro?