Acne e tratamentos [Beleza da Namorada] | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Beleza e Beleza da namorada e Dicas

Acne e tratamentos [Beleza da Namorada]

Oi gurias! Pela minha falta de recursos, câmera quebrada e gripe, vou deixar o post sobre delineador para a próxima e compartilhar com vocês um pouco do que sei sobre acne!

acne-conglobata

Bem, desde os meus 12 anos comecei a ter muita acne e fiz vários tratamentos. Seja usando sabonetes especiais para o rosto, tomando antibióticos como Tetraciclina e fazendo uso tópico de ácidos como o Glicóico ou Retinóico, Peróxido de Benzoíla. Resolvia por um tempo sim, mas logo depois que acabava o tratamento, voltava tudo de novo! Era terrível, eu tinha baixa autoestima e ainda usava cabelo curto, o que evidenciava ainda mais as espinhas na lateral do rosto e no pescoço. Até acne nas costas e nos ombros eu tinha!

Os anos foram passando…13, 14, 15, 16, 17 e nada de melhorar. Até que quando eu tinha 17 para 18, comecei a tomar o famoso Roacutan, que é última opção de tratamento para acnes resistentes a todos os outros tratamentos.

DSC00720_thumb[3]

Para quem não sabe, a Isotretinoína é um retinóide derivado da vitamina A, que se popularizou para tratamentos de acne de graus II, III e entre outros mais severos. Ela aje diretamente nos problemas que causam a acne, reduzindo o tamanho das glândulas sebáceas e a secreção do sebo, e amenizando os processos de inflamação e infecção. O tratamento com Roacutan ou Isotretinoína é coisa séria! É um medicamento controlado, ou seja, que só pode ser vendido sob prescrição médica e que causa múltiplos efeitos colaterais por hipervitaminose A, dentre eles os mais comuns:

  • Secura intensa da pele e mucosas: lábios, mucosa nasal (causando sangramentos)faringe (rouquidão), olhos (conjuntivite, opacidade da córnea e intolerância a lentes de contato);
  • Piora da acne (esse acontece logo no começo pra animar! rsrsrs)
  • Queda e ressecamento dos cabelos;
  • Eritrema facial (aparecimento de manchas vermelhas na pele);
  • Dores musculares e nas articulações;
  • Dor de cabeça e aumento da pressão intracraniana;
  • Imunidade baixa;
  • Aumento do colesterol LDL (“colesterol ruim”) e triglicerídeos = ganho de peso;
  • Redução do colesterol HDL (“colesterol bom”);
  • Aumento da sensibilidade cutânea;
  • Aumento das enzimas hepáticas provocado pela metabolização do medicamento.

O uso do Roacutan é totalmente desaconselhável para gestantes pelo efeito teratogênico que possui, causando má formação em fetos. Por isso, concomitante ao uso da isotretinoína, utiliza-se métodos contraceptivos em mulheres. É de extrema importância que não haja risco de gravidez durante e após 1 mês do término do tratamento. Antes de iniciá-lo é obrigatório fazer um exame de gravidez e os testes são feitos mensalmente. Caso haja gravidez, não é possível iniciar o tratamento e caso aconteça gravidez durante o tratamento, é imediata a suspensão do medicamento.

 

accutane-chart

Outros exames mensais são feitos, como: hemograma completo, LDL e HDL, hormônios da tireoide, enzimas hepáticas. É um tratamento caro, que exige muita paciência, persistência, alimentação balanceada, cuidados redobrados com a saúde e monitoração dos efeitos adversos. Caso ocorra algum grave e exacerbado, a descontinuação do medicamento é feita.

O tratamento dura de 6 a 8 meses em média. O tempo poderá se estender em casos mais severos. A dose normalmente é baseada numa tabela de pesos e período estimado de tratamento. A dosagem pode ser ajustada durante o período. Se você quiser fazer o tratamento num período mais curto, terá que tomar uma dose diária mais alta, o que é totalmente reprovado pela maioria médicos em vista dos efeitos colaterais super intensos que o paciente pode sofrer, colocando em risco a saúde do mesmo.

accutane-chart (1)

O meu tratamento com Roacutan foi bem conturbado em particular. Eu queria fazer o tratamento no período de 4 meses, tinha pouca informação sobre os riscos e pela minha idade e peso, o médico me receitou a dose diária de 60mg por dia. Em dois meses de tratamento, sofri efeitos colaterais terríveis, porque a dosagem era muito alta para uma garota de 17 anos. Pela negligência do médico, procurei outro profissional e tive que suspender o tratamento durante um mês. Foi um mês de frustração, piora da acne e alívio dos efeitos colaterais intensos, bem desanimador… Após um mês, voltei ao tratamento, desta vez com a dose inicial de 20mg por dia e lá começava tudo outra vez! Ressecamento excessivo da pele e mucosas. Sofria bastante principalmente com a secura dos lábios que rachavam e descascavam. Usava um Nivea Lip Care por mês rsrsrs
Os cabelos que antes lavava um dia sim e um dia não, passei a lavar a cada 5 dias em média e percebia queda e quebra mais acentuada. Meus exames de colesterol LDL acusavam uma alteração maior que o dobro dos paramêtros considerados saudáveis e minhas enzimas hepáticas estavam sempre em números maiores que os normais. Não recomendo esse tratamento para quem tem medo de agulhas. Os exames de sangue para controle são mensais. A cada exame eram retirados 5 tubinhos de sangue e ainda um teste de coagulação sanguínea que era realizado fazendo uma pequena incisão de uma agulha na orelha e cronometrando o tempo que o sangue levava para coagular, Havia outro exame que não eram todos os meses que eu fazia para medir o índice glicêmico. Esse era o mais chato de todos. Tinha que tomar um “suco” bem adocicado preparado pelo laboratório e eram coletadas amostras de sangue a cada meia hora durante um período total de 3 ou 4h seguidas. Para “ajudar”, fiz o tratamento bem no ano em que ia prestar vestibular e estava fazendo cursinho.

Depois de 2 meses e meio tomando 20mg, conversei com minha dermatologista para aumentarmos a dose diária para 40mg. Eu estava desesperada por resultados mais rápidos e para quem já tomou 60mg, 40mg não seria nada. rsrsrs

Com 40mg diárias, os efeitos colaterais ficaram um pouco mais severos, lembro que tinha dificuldade para respirar e dor no peito, porém os resultados passaram a ser mais eficazes mesmo com a pele muito sensível e apresentando certa irritação e vermelhidão. Manti essa dose por mais 4 meses e como a isotretinoína é uma substância controlada, exige um desmame para o término do tratamento e a dose é gradualmente diminuída durante o período de um mês ou um pouco mais.

Só consegui perceber os verdadeiros resultados do tratamento após dois meses ou mais do término, quando a substância realmente sai do organismo e os efeitos colaterais cessam. Eu estava feliz por ter melhorado bastante, mas ainda tinhas manchinhas e marcas de acne, me sentia desconfortável pelo meu tratamento ter sido conturbado e achava que poderia ter sido mais eficaz pois ainda tinha um pouco, mas bem pouco de acne.

Uma da mudança permanente que percebi, foi a diminuição da oleosidade geral da pele do meu corpo.

Agora vejam alguns antes e depois incríveis do tratamento:

acnebeforeandafter dahnke_beforeafter1 iCJph uW0wm

Essa última com apenas 3 meses de tratamento!

Sabemos que a acne é uma doença comum em adolescentes pelas mudanças hormonais, porém se a mesma acometer adultos. é por desequilíbrios ou disfunções hormonais.

No caso de nós mulheres, normalmente, surgem devido à disfunções ovarianas (ovários policísticos), surtos relacionados à pré-menstruação, alterações das glândulas supra-renais ou aumento da ação dos hormônios androgênicos (masculinos).

A acne na mulher adulta costuma localizar-se em regiões como mandíbulas, queixo e pescoço. Outras características que se podem manifestar pela ação dos androgênios, são:

  • aumento da seborréia;
  • aumento de pelos faciais e corporais;
  • alopecia (queda de cabelos).

Em alguns casos, podem ocorrer irregularidades menstruais.

shutterstock_124292959-620x360

O tratamento pode ser feito com determinados tipos de contraceptivos orais, que contenham um componente anti-andrógeno, bloqueadores dos receptores que possibilitam a ação do hormônio andrógeno sobre a pele.

Eu sofria com as manifestações de acne no período pré menstrual e depois de pesquisar um pouco. ouvir conselhos de algumas amigas comecei a tomar o anticoncepcional Diane 35, que é um contraceptivo muito usado para o tratamento de distúrbios de acne causados pelos fatores que citei acima. E realmente, as melhoras são significativas!  Ele controla a incidência da acne com o uso constante, mas se houver descontinuamento do mesmo, a acne volta a aparecer.

O correto é que você procure assistência médica, pois a automedicação pode causar riscos à saúde e consequências graves se houver interação com outros farmácos ou se você sofrer de algum outro distúrbio. É necessário diagnosticar qual é a causa da doença para que o tratamento seja adequado ao problema.

Também podem ser feitos tratamentos de uso tópico com pexórido de benzoíla ou derivados de retinóides, terapias via oral com administração de antibióticos antiandrogênicos e isotretinoína, no caso de pacientes que não obtiveram  resposta favorável à tratamentos convencionais ou em casos de acne severa na região do tronco.

Espero que esse post ajude muitas meninas e mulheres que passam por situações semelhantes às que passei ou que possa servir de esclarecimento para as que não sabem quais as possíveis causas da acne.

Um grande beijo e até o próximo post! =***

 

Mais dicaspara você!
Presentes para namorado médico ou estudante de medicina [Dica da Leitora]
Domingo de compras no Shopping Cerrado com dicas de presentes
Presentes para apaixonados por carros, motos e decoração retrô


  • Juliana Sandri 12 de agosto de 2014

    Cuidado. Eu também tomei o remédio, foram meses tensos e depois que acabou meu rosto ficou perfeito, só que agora, 2 anos depois de ter tomado, minhas espinhas voltaram tudo de novo. Continuei tomando anti concepcional, continuo passando sabonete e mesmo assim, voltou

    • Luana Moraes 12 de agosto de 2014

      Oi, Juliana. Em raros os casos, pode ocorrer recidiva da acne após o tratamento com Roacutan. As chances de melhora são de 90%, por isso, eles aconselham que vc guarde as caixas do medicamento. O laboratório garante um novo tratamento caso ocorra a recidiva num período de 2 meses a 2 anos após o término do mesmo. Às vezes não basta apenas um ciclo de tratamento, tem que ser feito um segundo ciclo.

  • Adeli 12 de agosto de 2014

    Usei Roacutan quando tinha 14 anos e não sofri nadinha!
    Não lembro quanto foi que eu tomei :( mas foram 6 meses de tratamento e fazia apenas exames de sangue todos os meses, esses que vc falou de tireoide, trigliceridios, gravidez, etc.. mas esse de furar a orelha não precisei fazer nenhuma vez e muito menos esse de tomar o negocio doce..
    Acho que pelo fato de meus exames sempre darem bons..
    Meus labios apenas secaram um pouco mas nem senti diferença, pois desde o primeiro dia tomando passava bepantol nos lábios, todos os dias, então não senti nada..
    Quando acabei meu tratamento, mais ou menos uns 2 meses depois voltaram alguns cravinho pro meu rosto e dai a medica me receitou um outro remédio que tempos depois descobri que era um diurético que tinha um dos efeitos colaterais a diminuição das espinhas, Espironolactona, se não me engano o nome.. E desde então dai sempre ok minha pele, agora tenho 19 anos e parei de tomar o segundo remedio faz um ano ou dois ja.. e agora tenho apenas espinhas normais, de vez enquando sabe?
    ;) Adorei o post.

    • Luana Moraes 20 de agosto de 2014

      Que bom que adorou o post! Foi difícil elabora-lo com uma linguagem acessível sem perder o conteúdo!

      Quanto ao seu tratamento, fico feliz que tenha dado certo! Pela sua idade na época talvez tenha tomado uma dosagem bem baixa e por isso não sofreu tantos efeitos colaterais.

      O meu tratamento foi bem complicado, bem punk rsrsrs
      Eu tive muitas alterações nos exames e isso exigiu um maior rigor de monitoração da minha saúde. Acredito tbm que haja médicos mais rigorosos, porque caso aconteça alguma fatalidade com o paciente durante o tratamento com Roacutan, será o nome e carreira deles em jogo.

      Quando eu tinha 19 anos, eu tbm tinha algumas espinhas de vez em quando e mesmo depois, principalmente no período pré-menstrual. Acredito que seu caso é parecido com o meu, é mais uma questão hormonal.

      Procure sua ginecologista(o) caso isso te incomode. Um contraceptivo de dosagens hormonais baixas possivelmente te deixaria com uma pele perfeita!

      Grande beijo =**

      Luana

  • Amanda 06 de outubro de 2014

    Eu uso o diane 35 faz 6 meses, e realmente as melhoras são significativas. Em vista do jeito q tava meu rosto, melhorou 100% . Não troco o diane por nenhum outro. Além de tratar da minha pele, é um contraceptivo! Adooooooooro!

    • Luana Moraes 09 de outubro de 2014

      Realmente, ele melhora muito o aspecto da pele e a acne! Beijos

    • Camila 23 de novembro de 2016

      Amanda, em quanto tempo você percebeu a melhora da sua pele?

  • Beatriz 04 de setembro de 2015

    Eu nunca tinha ouvido falar desse remédio, muito interessante! Passa diminuir com as minhas acnes eu comecei a usar hipoglos, meu namorado que me recomendou. Passo no rosto todos os dias antes de dormir. O resultado é muito bom, pois hidrata a pele e seca as espinhas.

  • Julia 31 de agosto de 2016

    Oi Luana, sua dor no peito persistiu durante todo o tratamento? Tomou alguma medicação para aliviar? To desesperada com essa dor!

  • Wania 28 de janeiro de 2018

    Oi tudo bem? Tenho uma duvida referente a que plano ou clinica vc fez o tratamento, vou começar o tratamento e tenho receio. Mas já tentei de tudo e nada.