Instagram has returned invalid data.
Crônicas

AI MEU DEUS, meu namorado não é romântico!

tumblr_n14c5xSRlq1qm5nepo1_500

Percebeu a letra gritante? Pois é, foca nela. Vamos falar disso mais pra frente. Antes eu quero deixar claro uma coisinha que sempre me atormentou. Por que nós mulheres temos essa idealização de um namoro perfeito, antes mesmo de começar uma relação? É uma coisa que eu sempre questionei. Digo por mim mesma, foi realmente difícil parar com isso. E eu só parei, quando comecei a ver o quão errada já fui pro meu atual namorado e o quão certo ele já foi, me mostrando, do jeito dele, os meus erros.

Agora, grifem isso. Jeitos. E erros. Calma, vamos chegar lá.

Será que vocês sabem me responder essa pergunta? Por que insistimos na idealização de um namoro perfeito? Pois bem, já colocando o meu ponto de vista nessa questão, no meu ver, nós idealizamos isso, porque não queremos passar pelas mesmas coisas que passamos nos relacionamentos antigos. E quando eu digo, mesmas coisas, quero dizer os mesmos erros. Com isso, acabamos fazendo o mesmo erro daquele nosso último relacionamento, que é exatamente pensar que tudo vai ser perfeito, que esse cara vai ser perfeito pra mim. É inegável dizer que você não passou por isso, ou que ao menos não pensou, durante aquele longo tempo de namoro, nessa possibilidade de perfeição. E quer saber? Esse foi um erro certo. Porque se você não pensar na perfeição, no quesito vamos ser felizes, você não estará colocando esperanças no seu relacionamento e perderá a vontade de lutar por ele.

O que você errou foi na maneira exagerada de colocar essa perfeição no seu relacionamento. Mas como assim, Kézia? É que quando se trata de “perfeição” as coisas geralmente nunca são boas o suficiente. Você acaba sempre querendo mais, querendo melhorar e até mesmo, às vezes acaba sempre querendo receber o melhor. Só que demais, entende?

Então quer dizer que ele não é perfeito porque fez tal coisa com você e você imaginou que ele fizesse outra coisa. Ok, você acabou idealizando demais. Mas semana passada ele também fez uma coisa boa, foi fofo, mas não era isso que eu estava esperando. Vocês estão me entendendo? Ele nunca te comprou um buque de rosas, mas por você ele foi para o show daquela banda que você ama, mas ele odeia. Ele nunca te fez uma surpresa, mas esteve com você quando ocorreu alguma surpresa desagradável. Ele não é de falar coisas fofas, mas demonstra isso sempre que te abraça ou pergunta se você está bem.

O que vocês precisam entender é que o romantismo só existe na vida de alguém, quando esse alguém consegue ver o verdadeiro valor dessa palavra. Agora, vamos voltar para o início do texto e focar nas letras gritantes. AI MEU DEUS! Será que ele é mesmo romântico? Façam essa pergunta para vocês, e tentem descobrir se ele já não tentou ser romântico alguma vez. Porque ele pode ser SIM romântico, mas talvez você esteja concentrada demais em deixar ele romântico DA SUA MANEIRA, e esquece que ele tem a maneira dele de ser romântico. Não adianta nada ficar olhando a grama mais verde do vizinho, sempre vão existir homens mais românticos e menos românticos, mas eu garanto uma coisa, românticos todos eles são, da maneira deles. Você só precisa prestar mais atenção nas pequenas, e talvez nas grandes, atitudes que eles demonstram. Não tem jeito, não é todo homem que irá comprar um buquê de rosas enormes, como também não será todo homem que fará cafuné até você dormir. Depende somente de você julgar as atitudes certas de cada um.

Será que agora você entendeu o que eu falei sobre os Jeitos e os Erros? Eles andam juntos, de mãos dadas com a perfeição.

Agora tenho que te fazer uma outra pergunta, você pode escolher responder só esta ou aquela que fiz no início do texto, ou até mesmo as duas, o que eu quero é ler as respostas de vocês. Você ainda acha que seu namorado não é romântico?

Mais dicaspara você!
O melhor filme de todos
O que eu gosto em você
Amor requer discussão e não brigas


  • Camila 02 de outubro de 2015

    Ah que ótimo texto, Kézia. Vez ou outra eu converso sobre isso com uma amiga e meu namorado é romântico sim, do jeito dele. Lembro que no dia em que ele me pediu em namoro, eu nunca havia ouvido músicas do Chico Buarque e ele me apareceu com um dos CD’s do Chico preferido dele e outro da Banda do mar e me deu de presente. Ele vive fazendo surpresas, como ir me buscar na faculdade do nada, vir me ver no trabalho após ficar dias sem me ver, cozinhar pra mim <33, falar ao telefone mesmo quando está com sono ou ainda, falar comigo quando não está com sono, pois segundo ele minha voz é calma e quando ele precisa de tranquilidade ele gosta de escutá-la até dá vontade de dormir e há entre outras coisas, inúmeras coisas, mas citá-las seria me abrir de mais aqui, rs.
    Acontece que hoje em dia são poucos os homens e mulheres que se demonstram em seus relacionamentos um para o outro e com tanto filme de romance em cartaz acabam focando naquele romantismo de um príncipe a cavalo (ou carro), com flores e cheio de bombons. Namorado lembra do nosso dia de namoro e isso já é romantismo pra mim, mima quando necessário e acho que é por isso que nossa relação é tão boa. Ele é do jeito dele, não adianta buscarmos no outro aquilo que ele não tem, e vice versa!

    Beijão

    • Kézia Martins 02 de outubro de 2015

      Exatamente, Camila! Poxa, fico feliz demais por você ter entendido o texto e usar isso no seu relacionamento. Cada um tem um jeito de demonstrar que ama, só temos que ter paciência pra notar isso e claro, também aceitar isso. Porque não adianta nada ver que ele é romântico, mas querer outro tipo de romantismo. A partir do momento que a gente conseguir ver os pequenos detalhes do amor, o amor se tornará gigante devido a tantos detalhes. <3

  • Hanna 02 de outubro de 2015

    Incrível, Kézia. Você conseguiu exprimir em poucas palavras aquilo que eu tento há dois anos entender dentro de mim. (…) “Ele nunca te comprou um buque de rosas, mas por você ele foi para o show daquela banda que você ama, mas ele odeia. Ele nunca te fez uma surpresa, mas esteve com você quando ocorreu alguma surpresa desagradável. Ele não é de falar coisas fofas, mas demonstra isso sempre que te abraça ou pergunta se você está bem.” tudo isso e, eu sei o quanto ele me ama, mesmo não falando “eu te amo”. E, respondendo à sua pergunta, mudei totalmente meus conceitos, vendo por essa ótica, meu namorado é um príncipe. Muito, muito obrigada. <3
    Beijo.

    • Kézia Martins 02 de outubro de 2015

      Ah que lindo! Obrigada você por esse comentário <3 Fico muito feliz por você ter entendido a lógica do texto, e que bom que consegui ajudar :3 Um grande beijo!

  • Larissa 02 de outubro de 2015

    Nossa, muito bom seu texto!
    Eu vivo tentando aprender isso, tentando colocar isso na minha cabeça rs…
    Não é porque ele não é romântico da mesma forma que eu, que ele não tem suas formas de demonstrar. As vezes fico chateada com meu namorado porque ele não faz alguma coisa da maneira que eu esperava que ele fizesse, ai depois eu penso que ele não fez aquilo, mas em compensação faz outras coisas que eu gosto.

    • Kézia Martins 02 de outubro de 2015

      Isso mesmo, Larissa. Você só precisa analisar os momentos que você teve com ele e as formas que ele demonstrou romantismo. Cada detalhe importa e faz diferença :D

  • Pâmela Cardoso 02 de outubro de 2015

    Boa Tarde Kézia,

    Sou fã número um do blog, sou namorada e noiva criativa (graças a ajuda de vocês), estou junto ao meu noivo uma média de 4 anos e hoje você tocou no ponto chave de muitas brigas : ” você não é romântico”.
    Há anos idealizava o “relacionamento perfeito” até o Diego aparecer e transformar meu sonho em realidade. No início tudo são flores, nos empenhamos duas vezes mais para mostrar a intensidade de nosso amor e acabamos usando todo o nosso leque de opções de uma vez e após se esgotarem as cartas ficamos estagnados olhando para o que tínhamos no começo e agora não temos mais. Isso foi motivo de muitas brigas, inclusive hoje de manhã discuti pedindo mais atenção e romantismo, mas ao ler o seu texto fiquei perplexa pois consegui ver o quão errada estou em exigir mais romantismo dele, uma vez que ele se empenha tanto em demonstrar do jeitinho dele o quão romântico ele é. Minhas idealizações irreais estão me impedindo de ver tais atitudes e acabo julgando o jeito dele sem base, sem razão, afinal de contas estou obrigando ele a ser do meu jeito, não do jeito dele.
    Obrigada por abrir os meus olhos.
    Belos argumentos, você escreve muito bem!

    Um grande beijo :*

  • Bruna 02 de outubro de 2015

    Amei o post, é sim, tenho um namorado mais romântico de todos, na sua forma de demonstrar mas ele é.
    E esse post me fez valorizar mais ainda seu cuidado e seu amor comigo.

    Obrigada Namorada Criativa por seu tutoriais e suas matérias, são todas excelentes (faço sempre as novidades que você posta e ele ama todas, mostra para todo mundo, com os olhos brilhando de felicidade).

    • Kézia Martins 02 de outubro de 2015

      Awn, viu só. Quando ele mostra seus mimos para as pessoas, é também um jeito dele se romântico <3 Obrigada você, linda!

  • Melissa Vilas 02 de outubro de 2015

    Depois desse texto vejo o quão grossa eu estava sendo obrigando ele a ser “romântico” da minha maneira. Ok, pode não ser um dom Ruan que vive me mimando,mas aquele “como foiseu dia? Ou Você está bem?” é a forma como ele expressa o carinho,e infelizmente algumas mulheres como eu que idealiza o cara e o relacionamento perfeito,acaba perdendo momentos sinceros como esse…

    • Kézia Martins 02 de outubro de 2015

      Exatamente, precisamos valorizar os momentos e os detalhes, é assim que se constrói e que se melhora um relacionamento, com isso acabamos também entendo, ajudando e claro, nos ajudando (apesar dele também ajudar) :D

  • Anna Carolina 02 de outubro de 2015

    Várias vezes cobrei meu namorado pq ele nunca escreveu uma cartinha/bilhete pra mim, mas ele já fez várias outras coisas por mim. E Eu tenho tido mais paciência em relação a isso, esse texto veio pra complementar o que estava pensando. Obrigada!

  • Mallu 03 de outubro de 2015

    No meu antigo relacionamento recebi muuuuitas e lindas declarações. A ultima delas então, nossa! ele fez uma surpresa na praia, um coração enorme de baloes de coração e velas, com musica, video, comidas que eu amo (sushi, nutella, uva…) e um buquê de rosas vermelhas enormes! Sem falar nas surpresas nos meus aniversários, nos aniversários de namoro… foram quatro anos muito bonitos. Mas de nada adiantou tudo isso, se ele não me dava liberdade de viver uma vida independente da dele. Eu não podia sair pra comer pizza pra comemorar o fim do período com a galera da faculdade! não podia usar batom vermelho que eu tanto gosto! Ele compensava isso com todas essas surpresas e declarações. A ultima delas foi uma tentativa de resgatar nosso namoro, mas foi tarde demais. Eu achava lindo e maravilhoso, eu achava ele super romântico mas era coisa de momento. E eu já não era mais feliz.
    Hoje estou em outro relacionamento, estamos a dois meses juntos, e é totalmente diferente! E percebo nos pequenos detalhes que ele é romântico sim, e não precisa fazer grandes e loucas declarações de amor pra eu perceber isso. Eu tenho outra visão de mundo, e não crio mais expectativas. Eu sou bem romântica desde sempre. Tanto nos pequenos detalhes, quanto na hora de preparar uma surpresa bem legal, e eu faço isso por que gosto! Sem esperar que façam isso por mim. Não sei se vou receber um buque como eu recebia, ou rosas pela casa com velas aromáticas e um jantar a luz de velas, mas sei que ele me faz feliz todas as manhas quando acordamos juntos e ele sorri pra mim! Ontem a noite mesmo ele perguntou o que eu gostava de tomar no café da manhã pois ele ia acordar cedinho pra ir na padaria. Então pra mim são essas coisas que valem a pena. :)

  • Camila 03 de outubro de 2015

    Bom dia! Kézia, você me fez chorar kk. Eu e meu namorado estamos brigando muito, e com isso eu percebi que eu tô querendo cobrar dele uma coisa que ele faz do jeito dele, e não do meu. O ROMANTISMO. Mas que ele sempre está ao meu lado nos melhores e nos piores momentos, eu idealizava sim que ele fosse tão romantico como eu, de fazer surpresas e tal, mas eu sempre quebro a cara quanto a isso. E com seu texto, eu pude perceber que ele é romantico sim, mas do jeito dele. Muito obrigada!

  • Paloma Borges 03 de outubro de 2015

    Ola Kézia,
    Nossa seu texto me emocionou, pois me fez abrir os olhos pra algo que nunca tinha pensado sobre meu namorado… Ele é romântico do jeito dele… E acredito que nem ele saiba que é romântico, pois uma vez ele me disse no meio de uma conversa: “Que não é do tipo que manda flores ou compra um presente inesperado”, e eu apenas disse tudo bem e que já havia percebido. Mas agora depois de ler o seu texto vejo que não é bem da maneira que eu interpretava…
    E respondendo sua primeira pergunta: Nós mulheres ficamos imaginando o namoro perfeito, porque tudo em nossa volta faz acreditarmos que somos “princesas a espera do nossos príncipes”, como nos filmes, nos contos fadas, na nossa educação… E que tudo vai ser mágico e no fim terá o felizes para sempre.
    Mas quando realmente entramos em um relacionamento é diferente, é mais profundo, são dois seres reais tentando se conhecer e que estão sujeitos a errar muito um com outro. Devemos aprender que o amor está nas pequenas coisas, e que não devemos esperar tudo dar sempre certo no final.
    Obrigada por tudo!!! :) ;)

  • Thaís 03 de outubro de 2015

    Ah Kézia! Acho que a Disney, as novelas etc, fizeram que nós, mulheres, esperássemos essas coisas fofinhas e que toda mulher gosta. Realmente, agora depois de ler seu texto, pensei nas coisas que meu namorado falou e vejo que ele é o romântico do jeito dele. Mas confesso que ainda vou sentir falta dessas coisinhas.

  • Juliana 05 de outubro de 2015

    UAU! Sabe quando algo aparece por acaso na sua frente e era exatamente o que precisava ler aquele dia, aquela hora, naquele momento??? Foi esse post! Mudei meus conceitos. Muito obrigada. E respondendo sua pergunta, meu namorado COM CERTEZA é romântico rsrsrs. Beijão <3

  • Nayara 08 de outubro de 2015

    Bom, sobre o amor .. Ninguém nunca vai se satisfazer com o jeito do outro!
    Mas quem ama, sabe que ter que lhe dar com essas diferenças é apenas mais um obstáculo dos muitos que irão surgir … Nós mulheres somos assim mesmo, chatas, impacientes e muitas vezes difícil de lhe dar, e os homens .. Bom os homens, muitos deles são durões em relação ao amor, mas é claro que existe aquela pequena porcentagem .. aquele 0,001% de encontrar um cara romântico, peraí … é difícil!? Sim, mas não impossível .. Amar é isso, ter sempre esse 0,001% de fé, e tentar .. A cada vez que seu relacionamento ousar acabar tentar .. Sim, tentar .. Porque amar é isso, cuidar, zelar .. É como cuidar de flor, regar dia após dia mesmo sabendo que ela nunca vai te dizer “Obrigado” !

    – Por que as pessoas boas, sempre escolhem as pessoas erradas para namorar?
    – Nós aceitamos o amor que achamos que merecemos.
    – E nós podemos mostrar para essas pessoas que elas merecem mais?
    – Nós podemos tentar.”
    (As Vantagens de Ser Invisível)

  • Livia Ribeiro 09 de outubro de 2015

    Esse texto era exatamente o que eu precisava, veio no momento certo pra mim. Nunca tive dúvida de quanto meu namorado é romântico mais eu também não percebia que às vezes eu exigia atitudes extremamente românticas dele por conta da achar que tudo tem que ser perfeito e correspondido da mesma maneira. Obrigada, tenho certeza que agora depois de ler isso vou saber por onde começar a mudar.

  • Débora Delgado 12 de dezembro de 2015

    “Ele nunca te comprou um buque de rosas, mas por você ele foi para o show daquela banda que você ama, mas ele odeia.” Exatamente o que houve comigo!

  • Nicole 03 de fevereiro de 2016

    Kézia, você salva vidas. rs :D

  • Susan 19 de maio de 2016

    Olá Kézia. Confesso que você conseguiu me fazer analisar as coisas de forma mais criteriosa. O que me incomodava, que me levou a procurar pelo assunto na internet é que meu namorado, a um ano atrás, fazia coisas fofas, comprou um urso de coração escrito eu te amo, cesta de chocolate, escrevia textos enormes, falando de quanto se sentia feliz por me ter ao lado dele. Eu adorava ler e reler as coisas que ele escrevia, tenho print de tudo, mas, hoje, apenas 1 ano depois, ele não me escreve mais. Embora eu veja q ele me ama, faz tudo pra me agradar, pra não me ver triste, eu sinto falta dessas demonstrações mais “materializadas” que me levam as vezes a pensar que ele pode ter deixado de gostar de mim com antes. Mas agora vou ficar mais atenta aos verdadeiros e sinceros sinais.