Sem categoria

Alianças de compromisso

Comecemos a falar de um assunto polêmico: Alianças de compromisso. De onde surgiu o costume de namorados usarem aliança? Sinceramente, não se tem registro.

Já para os casados, o costume de usar alianças veio de bem longe, com os egípcios, por volta de 2800 a.C.. Para eles, um círculo, não tendo começo nem fim, representava a eternidade à qual a união se destinava. Cerca de 2 000 anos depois, os gregos descobriram o magnetismo, que acabou influindo também nessa simbologia. Como eles acreditavam que o terceiro dedo da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração, passaram a usar nele um anel de ferro imantado, para que os corações dos amantes permanecessem para sempre atraídos um pelo outro. O costume foi adotado pelos romanos e o Vaticano manteve a tradição. Já o anel de noivado foi introduzido no ano 860, por decreto do papa Nicolau I (858-867), que o instituiu como uma afirmação pública obrigatória da intenção dos noivos. “A aliança passa da mão direita para a mão esquerda para representar a aproximação do compromisso definitivo. Do lado esquerdo, ela fica mais próxima do coração”, afirma o padre Eduardo Coelho, da arquidiocese de São Paulo. //dados da revista Mundo Estranho.

No resto do mundo, no início a aliança era tida como um certificado de propriedade da noiva, ou de compra da noiva, indicando que a mesma não estava mais disponível para outros pretendentes (o que muitas meninas ciumentas alegam como motivo para colocar a aliança na mão do bofe).

Tempos depois, a igreja cristã adaptou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.

Mas afinal, porque a maioria dos homens não gostam de usar aliança?

É mesmo triste quando você, moça romântica e sonhadora, fã de toda a dramaturgia romântica disponível, leitora fiel de Nicholas Sparks; ouve de seu namorado: “Não quero usar aliança”. Centenas de coisas passam por sua cabecinha produtiva, “ele não me ama o suficiente”, “ele não quer demonstrar que tem um relacionamento sério” etc. Vamos com calma né pessoal!

Pausa para curiosidade: Você sabia que os homens só começaram a usar aliança na década de 30?
Isso porque, na Segunda Guerra Mundial, as mulheres deram alianças aos seus maridos soldados para simbolizar a eternidade de seu amor. Ao final dos anos 40, 80% dos homens já usavam alianças de casamento.
Já o anel de noivado (aquele com diamante que faz as mocinhas chorarem nos filmes), nunca foi popularizado entre os homens.

Bem, agora o porquê de muitos caras não aceitar usar a aliança é bem difícil saber. Creio que é uma questão cultural e isso ultrapassa o relacionamento do casal.

Voltando à questão das alianças de namoro, lancei a discussão aos leitores. Devemos usar? Quem deve entregar? Quanto tempo de namoro é preciso para começar a usar?
Vamos a algumas respostas:

A Maiara Luise disse:
Não acho que seja uma prioridade, mas acho um gesto fofo e uso com muito prazer. Com o anel de compromisso levamos à pensar mais seriamente nos outros 02 passos (noivado e casamento).
O ruim de tudo é virar modinha , né ? Qualquer namorico usar uma aliança de compromisso – Ai não dá !!!! Mas quando se tem uma em um relacionamento sério e você vê que o cara realmente vale a pena , acho lindo lindo.

O Caíque Nunes disse:
É mais um simbolo, em tese não vale muita coisa, mas é bem legal você ter no seu dedo e lembra do seu amor, é como todos os presentes que você ganha o que vale é a lembrança e a intensão, não importa o valor material dela e sim o sentimental até se for de coquinho ta valendo porque o que vale é a intenção.

A Renata Marocco disse:
Não acho necessário usar aliança, mas fala sério, toda mulher adoraria ser surpreendida com um par de alianças, é fofo, acho lindo quando vejo casais que se amam, e usam alianças . Mas o nome mesmo já diz ”alianças de compromisso”, casais mais tradicionais (homens) veem que a menina é a certa pra ele, e quando vai pedir em namoro, já vai e dá a aliança, esse é o ato correto… Acho meio feio esses casais que namoram há anos e o cara não toma uma atitude, pô, assim como ganhar flores, a menina vai amar uma aliança, (ou os dois juntos). Aí vai uma dica, homens ! kkk 
Também acho que não há tempo ”definido” pro casal começar a usar, simplesmente se vocês acham que realmente se amam, e que realmente é o ”cara” pra você, vai em frente !

Para ver a discussão completa clique aqui.

Vamos a elas, alianças criativas:

Com a digital do namorado(a)
E esta, a mais criativa que encontrei:
O Portrait Projecting Ring é a aliança criada pelo joalheiro Tamrakar para o casamento de Luke Jerram e Shelina Nanji. Em um quarto escuro, iluminado apenas por uma vela ou LED, o anel transforma-se em um projetor de uma seleção de slides em miniatura de retratos de família. E assim que a família aumente, as fotos dos filhos podem ser acrescentadas à aliança, criando um álbum digital bem original.

Luke já havia impressionado Shelina ao pedi-la em casamento, dando um anel de noivado que trazia a gravação de seu pedido para ser ouvido quando a noiva quisesse. Para isso, era preciso colocar o chamado “Talking Ring” em uma “vitrola” especial, também desenvolvida pelo noivo.


O que acharam? Vocês usam aliança meninas?



Mais dicaspara você!
Cartão “Você é incrível”
Kit Boteco do Paizão
Caixa de presente para o Dia dos Pais