em Crônicas

Você tem um namorado possessivo?

tumblr_n61r80qNHf1qj3lgko1_1280

Recentemente uma leitora me fez uma pergunta bastante peculiar e achei melhor trazer essa resposta em forma de texto, já para outras namoradas como ela entenderem todos os sinais.  É fácil encontrar essa dúvida pela internet, mas mais fácil ainda é ver gente que passa por isso sem saber. Quando o amor tem sinais de possessividade, acredito firmemente que não é amor, é posse. Simples. A palavra em si já explica tudo, não é mesmo? Bom seria se fosse tão fácil assim…

A dúvida da leitora foi a seguinte: “Quando o namorado é possessivo, se mostra muito ciumento, não deixa você fazer muita coisa… enfim, nós podemos perceber certos sinais antes disso? Quais?” ela também falou de namorados(as) que são um amor de pessoa com todo mundo, mas que quando termina ele ou ela faz alguma loucura que acaba em desastre. Os jornais estão aí pra provar isso.

Veja bem, pra esse tipo de coisa acontecer algo deve ter acontecido antes. Ele deve ter demonstrado esse sentimento perigoso durante o relacionamento, a gente é que não quer ver. Na maioria das vezes não queremos mesmo. Nós sempre temos medo dos finais quando estamos em algo bom, o que acaba por nos deixar um pouco cegas. Não que você tenha que ficar na neura, achando que qualquer coisinha que ele fez ou faz é um sinal de que algo pior está por vir. Não! Pelo amor de Deus, vamos tirar isso da cabeça. Romance tem que ser aproveitado. Amor deve ser desfrutado. Mas como eu disse, os sinais estão aí, e muitas vezes bem na cara.

Um exemplo clássico pra isso é a roupa, se você usar ela muito curta já é considerada alguém que não merece respeito. Ele reclama, ameaça, usa de todos os meios pra dizer que você está errada e não ele. Afinal, quem veste esse tipo de roupa tá pedindo. Só-que-não. E se você não fizer o que ele mandar, ele acaba sendo extremamente irritante e usa chantagem emocional pra cima de você. Você precisa dizer quando vai sair, que horas, com quem e quando vai chegar em casa. Exatamente isso, ele vai pedir os nomes de cada pessoa que estará com você. Aquele espaço e liberdade que você tinha antes vai sumir aos poucos, ele vai pegar todas as senhas das redes sociais e olhar seu histórico de navegação.

Ele vai fazer de tudo pra ser só seu, nada de amigos e família pra atrapalhar o relacionamento de vocês. Pode até fazer você brigar com eles, até mentir pra conseguir isso. Ele fica louco quando o assunto cai em outros homens ou mulheres, afinal você é só dele e ele só seu. Você não pode mais receber nenhum outro telefonema, sem ser dele, nenhuma mensagem, nenhum pedido de amizade porque ele vai querer saber o porquê. Ele é grudento, mas não do tipo “to com saudade”, mas do tipo que tem que “checar” quando você está fora. Ele consegue te manipular facilmente, quando você acha que está com a razão ele te faz pensar o contrário. Você é a errada e pronto. E o pior de tudo: Ele fala que tudo isso é amor.

Se esses sinais não forem o suficiente pra vocês verem que a pessoa ao seu lado não é boa, e que pode ser um tanto extrema se algo “acabar”; não sei mais o que fazer. Está tudo aí. Os sinais estão bem claros. Acredite se quiser. Você pode escolher ficar com ele mesmo assim, pode escolher mudá-lo se ele aceitar, e pode acabar com tudo antes que fique pior.

Apenas faça com que não fique pior.

Deixe seu comentário

Comentários via Facebook

10 comentários

  1. Isa em

    Mas e quando os dois forem assim? (exceto a parte das roupas).

    Responder
    1. Kézia Martins em

      Se ambos não se incomodarem com isso e forem assim tudo bem. O fato é você não gostar, entende? É estar em uma relação na qual não se sente bem.

      Responder
  2. Flavia em

    Acabei de descobrir que quem é a possessiva da relação sou eu… Fiquei chocada, ainda mais por perceber o quanto posso estar fazendo mal a quem eu amo. Alguma dica de como posso mudar isso? Rapidamente?

    Responder
    1. Kézia Martins em

      Oii linda! A minha dica principal é procurar entender, sabe? Se pergunta primeiro: E se fosse comigo? Eu ia gostar dessa atitude? Eu ia me importar? Amor é liberdade. O que mantem a pessoa presa que é paixão. Então saiba amar. Valorize quem está do seu lado e CONFIE NELE. Confiança é fundamental pra um relacionamento. Como você vai viver (por muitos anos) ao lado de uma pessoa sem confiar? Não tem com, flor. Agora se ele faz algo pra você desconfiar ai a conversa é outra, mas se tudo isso é coisa da sua cabeça você precisa mudar.

      Responder
      1. Flavia em

        Obrigada Kézia, realmente é tudo falta de confiança, como dizem, no meu taco. Obrigada de verdade

        Responder
  3. Bre em

    Fiquei chocada, parece que o texto foi feito pra mim! Eu estava passando por tudo isso, ja tava no meu limite.. não estava bem com a situação e resolvi dar um basta! Hoje me Sinto outra pessoa!
    Obrigada por nos ajudar!

    Responder
    1. Kézia Martins em

      De nada lindona <3

      Responder
  4. Anônima em

    Agora, se a gnt percebe que está nessa situação… Como faz para sair disso? Porque, pra mim no caso, é bem difícil. Muitas chantagens emocionais.

    Responder
    1. Kézia Martins em

      Olha flor você precisa de muita coragem. Tem que pensar que isso não tá fazendo bem a você. O que importa mais? Seus sentimentos ou a pessoa que te faz sofrer? Não pode ficar presa por chantagens emocionais, você precisa deixar claro que relacionamento não é assim e que ele nao pode te prender desse jeito e que se continuar assim a coisa não vai dar certo, o amor não vai andar… Você precisa ser forte nessa decisão, sei que não é nada fácil :/ Mas ergue a cabeça e faça a escolha que irá te deixar mais feliz, você não pode ficar presa por chantagens…

      Responder
  5. marcela em

    Isso esta acontecendo comigo tudo isso e mais um pouco ele é bem possesivo e tanbem se eu largo ele me chantagea e si eu fico eu sofro e ainda tenho uma filha com ele é dificil larga pois sei oq ele é capaz..

    Responder