Crônicas e Dicas

SOS! Morando com a sogra

c65912724995a9801983ab1ac225ecafOpa, lá vem problema! Aposto que é só pensar nisso que você já começa a ficar nervosa, não é? Afinal de contas ela não gosta tanto assim de você, e tudo o que você mais quer é uma boa convivência com ela e o restante da família. Como fazer para isso funcionar? Exige muita paciência? Respeito? E se ela não colaborar? Vamos ver uma coisa de cada vez e tentar desvendar esse suposto mistério.

O que podemos fazer para ajudar?

Acho que o maior segredo de uma boa convivência com a sogra é sempre deixar seu espaço livre. Eu sei que você pode se sentir uma intrusa na hora, às vezes você acha que sua ajuda pode acabar atrapalhando mais o que deveria ser simples, só por não entender aquilo na hora. Você não sabe onde guardar as panelas, que tipo de tempero ela usa para a comida, se os pratos vão arrumados na mesa ou se cada um pega sua comida no fogão. Se isso acontecer, fica no seu canto, deixe o espaço livre. Vamos com calma nessa interação que eu sei que uma hora vai dar certo.

Uma coisa legal de se fazer é perguntar, antes de tudo, do que ela gosta. Quais são as manias dela, o que ela não gosta, o que a irrita… pra depois não ter nenhum motivo de “cara virada”. Se sua sogra fuma e você não gosta disso ou tem alergia, tente manter distância quando ela estiver fumando. Se sua sogra tem mania de cozinhar muito, ajude ela em alguns pratos simples, mostre uma receita nova. Vale lembrar que isso não é puxação de saco, são apenas tentativas para se criar uma boa amizade. Ela é a mãe do cara que você ama, então é legal tentar fazê-la ver que você pode não ser filha dela, mas quer ao menos o reconhecimento de uma.

E quando ela não colabora?

A coisa não muda muito nesse quesito. Você terá que dobrar a paciência e a compreensão. Você está no território dela, com as regras dela e o filho, querendo ou não, sempre será uma criança aos olhos da mãe. Se for pra brigar com ele, faça isso longe dela. Converse só vocês dois. Ela pode te ver como uma intrusa se não estiver fazendo algo certo, pode te olhar feio e não concordar em certos pontos, mas você precisa lembrar que cada um tem uma opinião e ambos foram criados de maneiras diferentes. Aceite a maneira dela e tente fazer com que ela aceite a sua. Sem brigas ou meia encarada. Se ela fez algo que te desagradou, respira fundo, sorria e saia de perto. Converse com seu namorado depois e explique com calma o que aconteceu para depois ele ir falar com ela.

Ignorar é a solução?

Muita gente diz que sim, mas acho que acabamos não ignorando como deveríamos. Apenas fingimos ignorar. Aquilo acaba ficando com a gente, de um jeito ou de outro, aquelas palavras ficam no nosso peito e a gente acaba pensando nisso. Principalmente se vemos a pessoa todo o santo dia, não é mesmo? Ignorar não a solução, se você tem um problema, tem que encarar ele de frente, mas não encarar na hora da raiva. Antes de começar uma guerra, é preciso analisar o terreno, saber aonde você vai pisar e com quem está lidando. Respira fundo, conta até três e espere o momento certo pra uma conversa franca. Uma hora ela vai estar mais calma e vocês vão poder falar sobre isso e deixar as coisas limpas para ambos os lados. Porque vocês possuem algo em comum, o amor por uma pessoa, e precisam entender isso e usar isso como um meio de se aproximarem.

Espero que gostem dessas pequenas dicas, tentei resumir esse dilema o máximo que consegui. Se tiverem qualquer dúvida ou quiserem conversar, é só comentar ou mandar um recado na página do meu face que vou responder todos. Estou aqui para isso :D

Mais dicaspara você!
Presentes para namorado médico ou estudante de medicina [Dica da Leitora]
Domingo de compras no Shopping Cerrado com dicas de presentes
Presentes para apaixonados por carros, motos e decoração retrô


  • Thaís 18 de fevereiro de 2016

    Chai, bom dia. Adorei o teu texto e queria te fazer uma pergunta.
    Minha sogra, acabou de descobrir sobre mim e a filha dela. Ela é meio que problemática e não aceita isso de jeito nenhum, mas com o tempo ela está lidando com a situação. Conversa comigo, diz que gosta de mim, mas sabemos que ela não aceita. O que você me diria de bom?

    • Kézia Martins 18 de fevereiro de 2016

      Oi Thais! Tudo bem? Vou tentar colocar minha opinião sobre isso, eu acho que é muito impostante isso. pelo menso ela está tentando. Está falando com você se mostrando simpática, dá pra ver que ela quer gostar de você e com o tempo ela pode aceitar, porque é você quem está fazendo a filha dela feliz e é isso que toda a mãe quer :D

  • Carol Justo 18 de fevereiro de 2016

    Gente, morar com a sogra não é uma opção pra mim, primeiro porque eu acho que não vale a pena sair de casa para morar num local que não é seu, você vai sair do conforto da sua casa, com sua família para ir de intrusa mesmo pra casa “do namorado”, segundo que a sogra vai ter a mania dela e você as suas e eu acho super errado brigar ou querer continuar com sua vida estando na casa dela e terceiro porque EU acho que se for pra morar junto é pra construir algo junto, não adianta ir morar com o namorado se vocês vão ficar encostados na sogra.
    Claro que, cada caso é um caso e que nem sempre é assim, mas em uma visão geral é assim e pra mim não rola, admiro quem consegue huasshu
    http://www.pinkisnotrose.com

    • Kézia Martins 18 de fevereiro de 2016

      Eu acho que quem começa a morar com a sogra, normalmente não tem muitas opções. Dos relatos que eu pesquisei antes de fazer esse post, muitas vezes é porque tem pouco dinheiro ou porque está economizando na construção da casa, do casamento que está chegando ou sei lá, a casa da sogra fica mais perto da faculdade. É muito difícil alguém ir morar na casa da sogra tendo em vista o conforto pessoal que poderia ter em outro lugar. Pra acontecer isso precisa de um grande motivo :D

  • Nathalia Mendonça 24 de fevereiro de 2016

    Boa tarde Kézia, tudo bem? Antes de mais nada gostaria de elogiar e agradecer por todo trabalho e dedicação que você tem. Esse site é incrível, com idéias incríveis … tudo maravilhoso. Mas enfim, eu estava lendo a matéria que escreveu sobre convivência com a sogra. Gostaria de uma ajuda, um conselho de amiga. Eu tenho uma sogra até maravilhosa, mas ela sempre me provoca usando uma ex namorada do meu cunhado, que por sinal era minha amiga. Tem dia que isso me faz mal e dias que tento relevar. Dá uma forçinha dá? Beeeeijo!

    • Kézia Martins 25 de fevereiro de 2016

      Oi Nathalia! Fico feliz que goste do nosso trabalho. Tentamos ajudar o máximo a Chai. Sobre sua sogra, eu entendo isso de usar a ex, ela faz isso só para implicar, talvez par ver até onde você aguenta, como você disse que ela é maravilhosa acredito que esse seja o caso. As vezes ela pode ter muito ciumes em alguns casos e não conseguir controlar. O importante é que ela gosta de você e você deve ficar calma, por voc~e, pelo seu namorado e por ela. Uma hora tudo se ajeita :D

  • Ana Júlia 24 de fevereiro de 2016

    SOCORRO! Minha sogra trata ele como se fosse uma criança, ele tenta se impor, mas ela não aceita, um dia ele foi me levar em casa de noite, estava tarde , ela fez um escandalo na frente de todos que ele não ia me trazer , eles discutiram feio, acabou que voltei de carona com uma amiga dele para encerrar o assunto , ela diz que sou como uma filha para ela, mas sempre que vamos sair ou algo do tipo ela tenta atrapalhar, segura ele em casa, o pai dele é super sossegado, mas ela sempre faz escandalos, ou atrapalha, já percebi ela me olhando com cara feia algumas vezes, e ela não me trata como trata o genro e a outra nora dela, não sei o que fazer ! Já conversei com ele, ele disse pra eu ignorar que ela é assim, mas ela é assim só comigo, não sei o que faço!

    • Kézia Martins 25 de fevereiro de 2016

      Oi Ana! Se você já conversou com ele, acredito que o melhor a fazer talvez seja conversar com ela. Que tal? tente falar como quem não quer nada, comece falando que quer melhorar em algumas partes e com isso pergunte porque ela é assim com você? Seja sincera e demonstre amor e atenção que eu sei que ela fará o mesmo

  • Raísa 05 de março de 2016

    “Se sua sogra fuma e você não gosta disso ou tem alergia, tente manter distância quando ela estiver fumando.” nossa isso é uma das pouquissimas coisas que não gosto na minha sogra eu sempre fico longe, mas as vzs ela esquece e fuma dentro de casa mas td bem é o costume dela… ela não é aquele tipo de sogra que se intromete mas qnd faz me mata de vergonha e não sei bem como cortar ela… eu gosto mt dela pra mim é como uma segunda mãe, me trata super bem e faço td que posso por ela e talvez por isso não sei como dá um chega pra lá nela… oq faço?

  • Maya 28 de julho de 2016

    Genteeeeee!!!! Socorro!!! Minha sogra é muito maravilhosa, mas vive me comparando com as ex do meu namorado. O que fazer???