Como saber se você está em um relacionamento abusivo | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Conselhos entre amigas e Dicas

Como saber se você está em um relacionamento abusivo

Tenho recebido alguns e-mails de vocês para a coluna “Conselho entre Amigas”, vejo também alguns comentários em posts e redes sociais que trazem perguntas e desabafos de muitas meninas que estão vivendo um relacionamento abusivo e não sabem!

Confesso que fico um tanto triste com alguns relatos. São histórias de meninas que sofrem algum tipo de abuso por parte de seu companheiro, mas não identificam como tal. Quando falo de abuso, não falo de agressão física (somente), mas de pressão psicológica.

Hoje, navegando pelo Facebook encontrei um vídeo muito bom que vocês têm que assistir! Nele, Julia Tolezano, a Jout Jout aponta diversos sinais de um relacionamento abusivo.

Assistam:

Tá fora do Wifi agora? Tá em um lugar que não pode ver vídeo? Está sem um tempinho?

Guarde esse vídeo para ver assim que puder. Será importante para você! ♥ [clear]

Mais dicaspara você!
Presentes para namorado médico ou estudante de medicina [Dica da Leitora]
Domingo de compras no Shopping Cerrado com dicas de presentes
Presentes para apaixonados por carros, motos e decoração retrô


  • Elisa 04 de março de 2015

    Cara, que vídeo SENSACIONAL!!
    Nem tenho mais palavras, só tenho isso a dizer: sensacional!

  • Mirelle Martins 04 de março de 2015

    Perfeito demais! Que mulher fodaa

  • Natália 05 de março de 2015

    ”Sempre que vocês brigam, de alguma forma muito estranha, que não é explicada, você sempre está errada? E você sempre acaba pedindo desculpas quando no inicio você tinha CERTEZA que tava certa? Rolou alguma coisa ai que ele falou que você para e pensa: – gente.. eu acho que eu tava errada..” Eu mesma! Eu ri dela dizendo isso no vídeo, mas é de chorar!

  • suelie cabral 07 de março de 2015

    eu estou num relacionamento abusivo há 2 anos e 10 meses preciso muito da ajuda de vcs.eu amo muito ele e ele me faz tudo e mais um pouco do que a mulher do vídeo falou.eu não sei o que eu faço eu só tenho 17 anos e pelo nosso relacionamento enfrentamos muita coisa inclusive a não aceitação da minha mãe e hoje que minha famila já aceitou eu estou passando por tudo isso.Eu devo dizer que meu namorado é patológico.Me ajudem por favor,eu não consigo viver sem ele, e eu sei que ele me ama do jeito dele ,sei disso pois ele já enfrentou meu pai minha família ele já me provou disso mas eu preciso muito da vossa ajuda .me ajudem

    • Verônica Santos 13 de março de 2015

      Já ouviu aquela história de que nossa mãe está sempre certa quando não se agrada de alguém? Pois é! Clichés a parte, isso é totalmente verdade (falo isso pois já passei pela mesma situação). Se esse amor todo que ambos dizem sentir for realmente tudo isso vale a pena sentar com ele e falar tudo aquilo que está te incomodando e propor que ele mude para que o relacionamento vá adiante. Caso isso não dê certo, por mais que tu sofra por um tempo, é melhor dar um fim a este relacionamento para que tu não sofra outros tipos de abusos por parte dele.
      Tu ainda és jovem e tens toda a vida pela frente. Um fim de um relacionamento não é o fim do mundo e, além do mais, ainda poderá encontrar alguém que realmente lhe ame e lhe respeite como realmente tu merece. ;)
      Beijos

    • Joy 07 de maio de 2015

      Sueli, nunca diga que não consegue viver sem ele. Isso não existe. Vc pode até sofrer de início, mas passa. E isso te dará a chance de encontrar alguém que realmente merece você.

    • Débora Leonez 25 de maio de 2015

      Olha se tem uma coisa que eu posso dizer pra você é que NUUNCA NUUUNCAA sua mãe estará errada,conselho de mãe é aviso de Deus..eu passei por uma situação parecida onde permaneci em um namoro abusivo por 2 anos contra a vontade de minha mãe e do meu pai também depois..comecei a namorar com ele com 13 anos e pelo fato dele ter sido meu primeiro namorado e também pelo tempo que eu iria ‘desperdiçar’ se terminasse com ele,eu acabei perdendo absolutamente TUUUDO oque eu tinha na minha vida,perdi meu automóvel,a confiança dos meus pais,minhas amizades,perdi 1 ano na escola,e perdi oque eu tinha de mais sagrado,a minha liberdade.. fui mandada pelos meus pais para morar com minha tia em Salvador ,entrei em depressão,ate que um dia depois de tanto sofrimento eu enxerguei a realidade da vida e tomei uma decisão ‘ aconteça oque acontecer,eu não quero mais ele’..hoje faz 1 e 4 meses que estou com outra rapaz,que gosta de mim,que meus pais adoram, que me apoia e faz tudo pra me ver feliz..Voltei para minha casa,reconquistei a confiança dos meus pais,reconquistei as amizades antigas,e o mais importante: Eu voltei a ser Livre ♥ te desejo muita sorte,não desejo pra ninguém oque eu passei e hoje eu tenho minha mãe como minha melhor amiga e se tem uma coisa que eu tenho certeza é que as mães são os anjos mais próximos de Deus. Estou orando por você,bjs

  • Bianca 07 de março de 2015

    Puf. No meu recente relacionamento, tem algumas coisas ai, que tanto da minha parte como da dele, tem um pouco de “Pressão psicológica” rs. Ele controla minhas roupas, já pediu pra me excluir algumas pessoas do meu face, não gosta que eu dê ”oi” pros meninos (que eu conheço) na rua. Quando me arreto e digo que vou terminar, fica pressionando, dizendo que se eu terminar, ele vai se matar, não vai mais comer, vai sofrer muito e não vai deixar eu ficar com ninguém , tipo “Se você não ficar comigo, também não vou mais aceitar você com outro.” Toda vez que brigamos, quando eu provo que foi ele que errou, ele chora que nem um bebê e diz que não irá mais fazer. Mas, essas pressões só são pelo ciúmes. Coisa de doido, eu sempre digo a ele. “PARE, VOCÊ TEM UM CIÚME DUENTIL. e ele chora ‘-‘ . E eu, a única coisa que boto pressão, é com as amigas que ele fala no face, kk. Eu vejo que a conversa não é nada de mais, MAS eu insisto em ficar falando kk.

  • Marcela 08 de março de 2015

    Fiquei arrepiada durante todo o vídeo, porque ela simplesmente descreveu o meu relacionamento anterior! Desde a parte em que a pessoa não sabe – ou se nega a saber – que está vivendo um relacionamento abusivo, até cada uma das situações ridículas que podem acontecer nestes casos.
    Ela descreveu o meu ex namorado e todas as atitudes dele, e o pior é que eu me achava inferior e não acreditava como um cara “maravilhoso” daqueles estava comigo. Tentei terminar várias vezes, mas ele sempre jogava comigo e me fazia sentir culpada e a pessoa mais inescrupulosa do mundo. Quando chegou ao fim de verdade, pensei que eu fosse morrer, e a culpa me consumia, mas depois de alguns dias eu sentia um ALÍVIO tão grande, simplesmente por poder usar as roupas que eu queria, poder conversar com meus amigos na faculdade sem medo de magoar ninguém e por poder usar esmalte colorido (acreditem, ele dizia que esmalte colorido era coisa de puta).
    Hoje estou namorando com outra pessoa há mais de um ano, e graças a Deus é um relacionamento saudável e totalmente diferente do anterior. Eu não poderia estar mais feliz!
    O meu conselho para meninas que vivem um relacionamento abusivo é: NÃO TENHAM MEDO! Não adiem mais a felicidade de vocês! Ninguém é insubstituível, principalmente um cara que te manipula e quer te colocar pra baixo! No começo pode parecer difícil, mas a sensação é de alívio, é indescritível! Vocês conseguem!
    Quando a gente se livra de alguém que nos coloca para baixo, nossa vida tende a melhorar muito. Parece que tudo dá certo, sabe?

  • Tamires 11 de março de 2015

    Sabe o que eu achei do seu blog??! Cara, é incrível, sensacional, eu realmente amei!!

  • Verônica Santos 13 de março de 2015

    Simplesmente adorei este vídeo. Pura realidade!

  • Yasmim Guimarães 14 de março de 2015

    Ri muito com o video, e achei sensacional , nossa :}

  • FELIPE 14 de março de 2015

    VOCÊ DESCREVEU EM PARTES MEU NAMORO ESTAMOS A UM ANO JUNTOS E EU NUNCA GOSTEI DAS ROUPAS DELA POR ELA TER UM CORPO MUITO EXUBERANTE E NEM DOS EX´S DELA OU AMIGOS QUE DAVAM EM CIMA POIS SOU MUITO INSEGURO, E ELA JA MENTIU MUITO PRA MIM E ESCONDEU COISAS , ELA NÃO TRAIU PORÉM ELA TRAIU A CONFIANÇA E DESDE SEMPRE ELA ME TRATA MAL QUANDO ALGO NAO AGRADA ELA, SEMPRE QUER TER RAZÃO DE TUDO, NUNCA ADIMITE QUE ESTA ERRADA, POIS EU DESENVOLVI UM PROBLEMA DE PRESSÃO ALTA POR CAUSA DE TANTO NERVOSO E UM PROBLEMA NO CORAÇÃO QUE PODE LEVAR A MORTE MAS ELA PARECE QUE SÓ SE PREOCUPA QUANDO ESTOU QUASE DESMAIANDO DE NERVOSO E ELA NÃO MUDA MESMO TENDO O PAI DELA DE EXEMPLO EM CASA E ELA ESTA SENDO IGUALZINHA MAS EU AMO MUITO ELA E NÃO CONSIGO VIVER MAIS SEM ELA ME AJUDE EU PRECISO MUITO POR FAVOR
    PS amei seu video obrigado

  • mariana 16 de março de 2015

    Fantástico, vivo um relacionamento abusivo e nunca consigo terminar , é exatamente como no vídeo tô chocada!

  • Roberta 02 de abril de 2015

    Se isso é exemplo de relacionamento abusivo meu relacionamento é o que então ? Psicótico ??? Uma disputa de poder de quase 4 anos termina volta termina volta.. sempre alguém quer estar por cima coitado do que se deu mal na briga pisoteado massacrado tratado feito lixo sem perdão. E mesmo assim um sempre volta pro outro.. Eu fiquei sem palavras agora. To a exatos 15 min chorando sem entender como meu relacionamento ficou assim, duas pessoas saudáveis que tinham tantos amigos hoje não tem nada além de um e o outro embaixo de brigas e mais brigas salvo alguns momentos bons que duram tardes apenas.

  • Myllena 07 de abril de 2015

    Caraca,descreveu tudo e um pouco mais. Estamos juntos ha um ano e só metade desse ano que foi feliz,pois a gnt foi logo morar junto,ai tudo mudou,ele me bate muito,não deixa eu falar com ninguém,não tenho nenhuma rede social e a que tenho é escondida só pra falar com as minhas amigas que sobraram,quebrou meu celular nem com a minha família eu falo mais. A gente sempre termina,ele faz um escandalo,bebe demais,volta e sempre me bate. Ai no dia seguinte volta aos prantos jurando amor,pedindo perdão,joga tudo na minha cara,pois me ajuda a criar a minha filha que não é filha dele. E me faz pensar que eu não vou conseguir sem ele,pois sou só eu e minha filha,eu quero terminar,quero tanto, mas não consigo. Não sei o que me prende a esse homem,ai vem falar que eu não vou encontrar qm me ame,pq o pai da minha filha me traia muito,porem nunca levantou a mão pra mim. Ele sempre joga na minha cara os meus relacionamentos anteriores que eu era otaria e que agora que eu to com ele que ele não me trai,não me desrespeita e bla bla .. Ja ameaçou me queimar,queimar meu rosto com ferro quente,quebrou o meu dente eu estou completamente acabada e só tenho 20 anos,não tenho mais vida social,só posso andar que nem um velha. Tenho até mede de terminar,meu Deus o que eu faço? ç.ç

    • Isabella 22 de abril de 2015

      Minha amiga , acredite , se você não tomar providência nenhuma as coisas vão. Acabar piorando , não tenha medo de se rebelar por você e sua filha , não fique presa a um cara que te trate como lixo. Mulher nenhuma deve apanhar , por Mais sem vergonha que ela seja , por que antes de tudo ela é mulher , tem menos força e deve se valorizar. Pense na sua família, pense na sua filha , conte o que está acontecendo para alguma pessoa próxima. E se mesmo depois que ele continuar, denuncie , e peça um mandato judicial de pelo menos 350m de distância. Por mais que você tenha medo de terminar , lute por você e pelo o futuro de sua filha . Imagina a influência que essa garotinha não está recebendo? Sua vida e sua filha em primeiro lugar sempre. Você não merece isso.

  • Natali 28 de abril de 2015

    Esse vídeo me mostrou tudo que eu precisava saber pra eu me tocar que estou em um relacionamento abusivo