Morar Junto: Como começar | Namorada Criativa - Por Chaiene Morais
Morando Junto

Morar Junto: Como começar

DSC07394_editado

Muita gente tem vontade de morar junto ou ter o próprio cantinho, mas não faz ideia de como tirar esse sonho do papel e torná-lo realidade. Assumir as responsabilidades de um lar é uma decisão muito séria e planejamento é a alma do sucesso, vou listar as 3 etapas que passei antes de realizar tudo isso:

– Faça uma pesquisa do mercado imobiliário da sua região: Por mais incrível que pareça, a maioria das pessoas não sabe os valores dos apts/casa na sua cidade. Eu ficava muito perdida e levei um susto quando descobri os preços aqui no Rio, é bom ficar antenada também para não perder boas oportunidades. Se você não sabe NADA desse mundo, vá em uma imobiliária, converse com corretor, leia classificados, visite decorados, veja contratos de locação, descubra as opções de pagamentos, financiamentos e tudo mais. Bem vindo ao mundo dos “donos de uma casa”.

– Liste as primeiras compras e escolha a melhor opção de pagamento: Quando a ideia de ter uma casa começa a amadurecer, é normal querer sair comprando objetos de decoração, coisas de cozinha e todas as fofuras do mundo mas CALMA! Entenda quais são suas prioridades e não perca o foco, faça uma listinha com os preços e defina uma estratégia de pagamento. Aqui em casa nós compramos os eletrodomésticos, fogão, geladeira, microondas, ar condicionado e máquina de lavar (também notamos muita diferença de preço entre as lojas, por isso é legal pesquisar) à vista e parcelamos os móveis. De início compramos cama, sofá, mesa da sala e rack, depois disso só compramos uma estante, prateleiras e mesa para o escritório. Ainda falta muita coisa e muito espaço para preencher, mas isso não é nossa prioridade.
– Converse com seu parceiro: Aí você pergunta “Como assim, Mari?”. A grande questão aqui é conversar para resolver qualquer estresse do passado. Tem alguma coisa que vocês querem melhorar? Alguma mania chata que você odeia e não vai admitir na sua casa? Esse é o momento de colocar tudo em pratos limpos e acertar os pontos para uma boa convivência. Não deixe para tentar resolver quando aquilo se tornar uma rotina na casa nova. Meu namorado e eu combinamos de evitar briguinhas bobas e ter mais paciência para aguentar os dias ruins.
Não sei se isso tudo pareceu meio óbvio, mas tenha certeza que seguindo essas etapas tudo vai dar certo e não vocês não terão problemas financeiros e muito menos na vida a dois! Qualquer dúvida, deixe um recadinho que eu leio tudo.
Gostou? Tem muito mais no: www.morandojunto.com.br
Beijos e até logo :)

Mais dicaspara você!
Morando Junto: Comprar ou Alugar um imóvel?
Animal de estimação: Ter ou Não ter?
Meu namoro esfriou, e agora?


  • AMF 20 de agosto de 2014

    Pretendo morar com meu namorado. E não tenho condiçoes ainda de comprar um ap, é uma boa alugar apenas?

  • Lorena 20 de agosto de 2014

    Adorei as dicas, Mari! Acompanho todas as atualizações do Morando Junto e amooo os vídeos de vocês! Realmente, quando fui pesquisar sobre valores de imóveis aqui na minha cidade, eu levei um susto! Bairros que são top com preço bem altos, mas com paciência e muita pesquisa, dá pra achar um imóvel bem localizado e com um bom precinho! :D

  • Eslen 20 de agosto de 2014

    Não vou dizer que já estou 100% pronta, mas eu já estava fazendo oq vc citou, Mari ^^ Em breve estarei morando com o meu bebê graças suas as dicas =)

    • Mari 26 de agosto de 2014

      Que linda, Eslen!
      Fico muito muito muito feliz. Você vai amar morar junto <3

  • Amanda Meira 21 de novembro de 2014

    Olá, sei bem como é essa correria toda. Eu moro junto com meu noivo há 11 meses (na casa da minha sogra), e após casarmos, começaremos a juntar o dinheiro para alugar nosso cantinho :) No começo é meio complicado, não haá AQUELA intimidade, mas o tempo passa, e vocês se tornam parte um do outro, do tipo de ir no banheiro junto kkkkkkkk fica difícil fazer algo longe do marido hehe… Amei o blog, já peguei um mooooonnteeee de dicas de mimos e vou fazer tooodooos… Obrigada por fazer a vida de inúmeros casais mais romântica e feliz. beijocas

  • Jana 24 de maio de 2015

    Nossa, tudo que eu precisava ler (mesmo que eu já tivesse uma noção)! Então, meu sonho e do meu namorado é morarmos juntos. Vou mudar de cidade por conta da faculdade, e vamos morar juntos. O único problema será minha mãe, ela não aceita muito bem. Ainda mais que ela que me dá pensão… então, vocês poderiam dá dicas de empregos pra quem pensa em morar junto e juntar as moedinhas? <3 Obrigada!

  • Alexandre 28 de agosto de 2016

    O que vc indicaria pra uma casal de 18-19 anos que querem morar juntos? Tipo por onde começar, o que fazer primeiramente etc? Obgd

  • AMANDA SILVA 26 de dezembro de 2018

    Muitooo bom, não vou morar com meu namorado por agora, mas ja estou super ansiosa… Pensando no que fazer, dinheiro pra juntar e comprar as coisas