Receitas

Biscoitos Amanteigados

Biscoitos amanteigados são ótimos para chás de panelas, chás de lingerie, lembrancinhas, presentes para padrinhos, chás de bebês ou simplesmente presentear seu amor ou amigos! Tenho uma receita que não dá errado! Pensa naquela receita que você nem ousa mudar de tanto que dá certo: é essa! Os biscoitinhos ficam uma delícia e sempre que faço são sucesso!

Para o chá de bebê da Marina, minha filhotinha, fiz biscoitos em formato de bodies. Já fiz em formato de corações, cupcakes e flores também! Com essa massa você pode utilizar o formato que precisar, desde que tenha um cortador no formato.

dsc01927

Ingredientes:

  • 2 ovos (não utilizar ovos gelados)
  • 200 grs manteiga sem sal em temperatura ambiente
  • 4 xícaras de farinha de trigo e mais um pouco para polvilhar no momento de abrir a massa
  • 1 xícara de açúcar
  • 1 colher de sopa de fermento
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher de essência de baunilha (ou outra que desejar)
  • corante (caso deseje biscoitinhos coloridos)
  • cortadores no formato desejado

Como fazer:

Peneire a farinha, o sal e o fermento em uma vasilha e reserve. Na batedeira bata o açúcar e a manteiga até ficar com aspecto “branquinho”. Junte os ovos e a essência de baunilha, batendo até ficar cremoso. Junte aos poucos a mistura de farinha, sal e fermento e continue batendo até a farinha sumir na massa (prefira velocidade baixa nesta etapa pois a massa fica pesada e mistura melhor desta forma). Se ficar muito pesado para bater com a batedeira, misture com uma espátula grande ou com as mãos, mas sem trabalhar muito a massa. Faça bolas com a massa, embrulhe em papel filme ou algum plástico, amasse para formar um disco e deixe descansar por uma hora na geladeira.

Essas são minhas massas em formato de disco! hehehe

dsc01929

Preaqueça o forno a 180 graus. Numa superfície polvilhada com farinha de trigo, abra a massa com um rolo também polvilhado, até ficar com aproximadamente 0,50cm de espessura. Se você não tiver um rolo utilize qualquer cilindro que tenha em casa (copo sem friso, pote de maionese etc). Corte com o cortador de biscoito de sua preferência e transfira os biscoitinhos fofos para uma assadeira de alumínio. Não precisa untar. Amasse os retalhos e corte tudo de novo, até acabar a massa ou a sua paciência.

dsc01930 dsc01933

O tempo para assar vai depender do seu forno. No meu eles assam em 10 a 12 minutos, à 180º. Quando estiverem dourados nas bordas retire-os do forno. Deixe esfriar um pouco na forma e depois faça transferência para um outro recipiente. Se eles ficarem na forma acabam grudando e na hora de retirá-los podem quebrar.O rendimento depende da espessura do biscoito e do tamanho do cortador escolhido. Para um cortador de 8 cm, o rendimento aproximado é de 60 biscoitos.

dsc01935

Para servir fiz kits de 3 biscoitinhos amarradinhos e servi com Nutella! Hummm!!!

dsc01938dsc01937 dsc01936 dsc01945

Você pode inovar colocando na massa castanhas, rechear com doces, polvilhar açúcar em cima, confeitar com glacê real (se quiserem depois ensino), colocar em potinhos ou saquinhos fofos, fazer tags para enfeitar o presente, etc.

Os cortadores de biscoitos podem ser encontrados em lojas de festas, sites e até mesmo em sites de comprinhas internacionais, como Aliexpress e Ebay.

Seguem algumas inspirações de biscoitinhos amanteigados e como serví-los ou presentear!  Fotor082404940 Fotor082404758 Fotor08240463

 

Mais dicaspara você!
Caneca coelhinho com doce de leite ninho
DIY: “Receita de Natal” – Xícara para doces
“Biscoitos” de chocolate recheados com bilhetinhos